top of page

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO MORA NA FILOSOFIA

  • Foto do escritor: Flup Festa Literária
    Flup Festa Literária
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de set.

Na abertura do Mora na Filosofia, processo formativo da Flup, a mesa ‘As coisas que mamãe me ensinou’ reuniu Conceição Evaristo e Leci Brandão. Foto: Ierê Ferreira.
Na abertura do Mora na Filosofia, processo formativo da Flup, a mesa ‘As coisas que mamãe me ensinou’ reuniu Conceição Evaristo e Leci Brandão. Foto: Ierê Ferreira.

Com patrocínio master da Shell, a 15ª edição da Flup, a Festa Literária das Periferias realiza o Mora na Filosofia, processo formativo que une literatura, samba e filosofia em encontros presenciais na Casa Savana e com um edição especial, no Viaduto de Madureira, no dia 27 de agosto.


A abertura do projeto aconteceu no dia 29 de julho, com a mesa “As coisas que mamãe ensinou”, reunindo Conceição Evaristo, autora homenageada desta edição da Flup, e a sambista Leci Brandão, em conversa mediada pela jornalista Flávia Oliveira. O encontro lotou a Casa Savana, trazendo à cena a maternidade negra, a Escrevivência e o samba como fundamentos de uma filosofia cotidiana e coletiva. A noite se encerrou com a roda de samba do grupo Moça Prosa, reafirmando a música como narrativa de memória e resistência.


No dia 13 de agosto, o Mora na Filosofia seguiu com a participação de Cléber Augusto e Jurema Werneck, acompanhados pela roda de samba do Cacique de Ramos, Força da Cor, em mais uma celebração da palavra e do ritmo como forças transformadoras.


Ao longo de três meses, 70 participantes vivenciam oficinas, mentorias e rodas de conversa que celebram a força da palavra e a batida do samba como expressão artística, poética e filosófica. O projeto resultará em um livro inédito com 35 textos selecionados.


A programação com aulas abertas segue até outubro, reunindo escritoras, intelectuais e grandes nomes do samba em mesas de conversa e rodas abertas ao público.


Encontros realizados


  • 29 de julho – Casa Savana Participação: Leci Brandão e Conceição Evaristo Roda de Samba: Moça Prosa

  • 27 de agosto – Viaduto de Madureira Participação: Marcelo D2 e Ynaê Lopes Roda de Samba: Colete Curto

  • 10 de setembro – Casa Savana Participação: Arlindinho e Angélica Ferrarez Roda de Samba: Samba na Serrinha

  • 24 de setembro – Casa Savana Participação: Serginho Meriti e Sabrina Ginga Roda de Samba: Batuque Suburbano

Próximos encontros


  • 08 de outubro – Casa Savana Participação: Marquinho PQD e Helena Teodoro Roda de Samba: Vem Sambar Iaiá, com Marcelle Motta, Ane Lopes e Bel Barbosa

  • 22 de outubro – Casa Savana Participação: Jorge Aragão e Janaína Oliveira Roda de Samba: Canção Abençoada – Orin Ibuku

A 15ª Flup será realizada em Madureira, entre os dias 19 e 23 e de 27 a 30 de novembro de 2025, com entrada gratuita.


A Flup 25 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell. Tem patrocínio master da Shell, patrocínio da Motiva (por meio do seu Instituto), do Instituto Cultural Vale e Itaú Unibanco, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Ford e Imaginable Futures. Realização: Suave, Na Nave, Ministério da Cultura, Governo Federal

 
 
 

1 comentário


Bazak nestors
Bazak nestors
29 de ago.

Um primo meu me mandou esse link falando que ia mudar minha rotina em Moçambique. Eu ri, mas cliquei. A surpresa foi grande: cada rodada parecia uma cutucada no ego, sempre me puxando para tentar de novo. Era como um jogo de sedução escondido dentro da tela. Eu não esperava ficar preso desse jeito, mas quando vi, já estava no https://aviator888bets.co.mz/888bets-aviator-register/ sem conseguir largar. Foi engraçado pensar que uma brincadeira acabou virando quase uma obsessão.

Curtir
FLUP 2025_MARCAS_29out_RGB_v20.png
bottom of page