FLUP É UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS LITERÁRIOS DA TEMPORADA FRANÇA-BRASIL
- Flup Festa Literária

- 7 de jul.
- 2 min de leitura

Em 2025, Brasil e França celebram os 200 anos de relações diplomáticas com uma série de encontros culturais, políticos e sociais que reafirmam os laços históricos e renovam a cooperação entre os dois países. A Temporada França-Brasil foi anunciada pelos presidentes Lula e Emmanuel Macron, que se reuniram recentemente em Paris e voltarão a se encontrar em breve em Nice.
No campo da literatura, um dos grandes destaques da temporada é a parceria entre a Flup – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro, e o tradicional festival francês Étonnants Voyageurs, realizado em Saint-Malo.
Em junho, o festival francês recebeu uma delegação de autores brasileiros selecionados pela curadoria da Flup. Em novembro, será a vez da Flup receber uma expressiva delegação de escritores e artistas franceses e africanos, consolidando um intercâmbio inédito entre territórios literários do Sul global e da francofonia.
“A troca entre os dois festivais contribui para fortalecer a relação cultural e de pensamento entre nossos dois países”, pontuou Anne Louyot, comissária francesa da temporada.
A 15ª edição da Flup, que acontece entre os dias 19 e 23 de novembro, receberá mais de 40 autores, poetas e pensadores da francofonia, incluindo nomes vindos da África, Europa, Caribe e periferias francesas. Estão confirmadas presenças como Patrick Chamoiseau (ícone literário caribenho), Felwine Sarr (economista e filósofo da descolonização), Bonaventure Ndikung (referência nos estudos raciais e de gênero), Malcolm Ferdinand (ecoativista e teórico da justiça climática) e Mabolula Soumahoro (pesquisadora afrodiaspórica).
Além disso, a programação trará uma homenagem ao pensamento de Édouard Glissant, teórico da crioulização, cuja obra inspira novas formas de pensar a diversidade cultural e os encontros entre línguas, territórios e identidades.
Louyot destaca ainda: “Trabalhamos também com Guiana, Martinica e Guadalupe para promover uma França que o Brasil ainda não conhece”, ampliando o alcance simbólico e intelectual da temporada e revelando camadas muitas vezes invisibilizadas da cultura francesa contemporânea.
A participação da Flup reafirma o papel central das periferias como territórios de criação, pensamento e conexão transatlântica.
Essa realização só é possível graças ao apoio dos parceiros da Temporada França-Brasil 2025: ENGIE, ADEO – Leroy Merlin, JCDecaux, Sanofi, LVMH, CNP Assurances, TotalEnergies, Vinci, L'Oréal, BNP Paribas, Carrefour, VICAT, SCOR, CMA CGM e Airbus. Ao apoiar a Temporada, cada uma dessas empresas contribui para a construção de um futuro mais plural, justo e sustentável.








Comentários