
PROGRAMAÇÃO
30 DE NOVEMBRO
VIADUTO DE MADUREIRA
14h - 15h30 | Viaduto de Madureira | Parceria | União Europeia
ESTRANGEIRO NA SUA PRÓPRIA TERRA
Cacique Valdelice e Cristina Roldão
Mediação: Renata Tupinambá
O que une a luta de um povo indígena por seu território no Brasil e a de uma comunidade negra por pertencimento na Europa? Neste diálogo urgente, a Cacique Valdelice e a pesquisadora Cristina Roldão exploram uma dolorosa semelhança: a experiência de ser tratado como estrangeiro na própria terra. Seja pela falta de um documento, pela violência do Estado ou pela barreira da imigração, o sentimento de desenraizamento é uma ferramenta de opressão. Juntas, elas constroem uma ponte de solidariedade entre essas lutas, mostrando como a defesa dos direitos coletivos e o cuidado com o planeta são a base para criar comunidades verdadeiramente acolhedoras, para além de todas as fronteiras. Os povos originários são raízes que respiram entre a adversidade, como um belo manguezal.
14h30 | Livraria Belle Époque
Sessão de autógrafos com Evandro Luiz da Conceição e Augusto Dias
16h - 17h30 | Viaduto de Madureira
IMAGINAÇÃO PARA DECODIFICAR PROMESSAS TECNOLÓGICAS
Ruha Benjamin e Sil Bahia
Mediação: Janaína Damaceno
E se Inteligência Artificial, que sabemos não ser neutra, estiver apagando nossas histórias? Nesta conversa urgente, a pensadora Ruha Benjamin e a ativista Sil Bahia desvendam como os algoritmos, linguagens generativas e os arquivos digitais podem reforçar o racismo e a desigualdade. Elas partem de um questionamento direto: contra a branquitude da “biblioteca digital” das IAs, quem decide o que é visto, lembrado ou apagado? Juntas, elas não só denunciam o problema, mas investem na imaginação para criar tecnologias inclusivas. Um diálogo para quem acredita que a justiça social também se conquista nos códigos, nos dados e na luta por uma memória digital que nos represente.
18h - 19h30 | Viaduto de Madureira
UM MAPA DE FUGA DO PENSAMENTO ÚNICO
Conceição Evaristo e Denise Ferreira da Silva
Mediação: Fernanda Miranda
Neste encontro histórico, duas das maiores vozes do pensamento contemporâneo brasileiro, Conceição Evaristo e Denise Ferreira da Silva, se encontram no Viaduto de Madureira. Da Escrevivência que narra a vida concreta das margens, à filosofia radical que desmonta os alicerces coloniais do mundo, elas traçam um mapa de fuga do pensamento único. Este diálogo íntimo e potente pergunta: como a literatura e a filosofia, juntas, podem tecer novos futuros e reencantar o mundo? Uma conversa para quem acredita que a liberdade é um projeto que começa no território e se expande sem fronteiras, irradiando do coração do subúrbio carioca para o mundo.
20h - 21h30 | Viaduto de Madureira | Parceria | União Europeia
O QUE VEM DEPOIS?
Flávia Oliveira e Maboula Soumahoro
Mediação: Elisiane dos Santos
O que vem depois de tudo o que as mulheres negras já deram ao mundo? Depois de conhecimentos produzidos, de obstáculos superados, de lutas, de lutos, de instituições em transformação? O que vem depois para o mundo que estamos tentando construir? O que vem depois para o projeto de reencantar o mundo que a Flup se propôs nessa edição? A jornalista Flávia Oliveira e a pensadora Maboula Soumahoro, a partir de suas trajetórias, marcadas por diferentes territórios e culturas, que se conectam afrodiasporicamente e se encontram no Viaduto Madureira, convidam-nos a pensar o que vem depois do hoje, para cada uma, para cada um de nós, fazendo do encerramento uma nova abertura a ideias para sonhar, viver e reencantar o mundo.
22h30 - 00h | Viaduto de Madureira
Olodum | RETIRE O INGRESSO GRATUITO
O Olodum é um grupo afro-brasileiro fundado em 25 de abril de 1979, no Pelourinho, em Salvador, Bahia, que nasceu como bloco de carnaval para a população local. Conhecido por sua música de samba-reggae e forte atuação social, o grupo tornou-se um símbolo de resistência cultural, luta contra o racismo e afirmação da identidade afro-brasileira.
CUFA
14h - 15h | CUFA
Small Axe - Episódio 04
Alex Wheatle
A história real do escritor Alex Wheatle e seu período na prisão após os distúrbios de Brixton.
15h - 16h | CUFA
Small Axe - Debate 04
Marcos Carvalho e Clementino Júnior
17h - 18h | CUFA
Small Axe - Episódio 05
Education
A história de Kingsley, de 12 anos, vítima de uma política não oficial de segregação.
18h - 19h | CUFA
Small Axe - Debate 05
Janaína Damaceno e Estevão Ribeiro
19h - 20h | CUFA | Parceria | Festival de Madureira
Mesa “Estratégias de Desenvolvimento de Madureira através da Cultura, Turismo e Economia Criativa"
Marcelo Freixo - Presidente da Embratur, Quitéria Chagas - Rainha da Bateria da Império Serrano, Elias José - Presidente do Agbara Dudu, DJ Michel - Baile Charme de Madureira, Pai Dário - Coordenador da Companhia de Aruanda, Karol Duarte - Arquiteta e Urbanista e Guia de Turismo, idealizadora do Guiadas Urbanas
Moderador: Rodrigo Nunes - Coordenador da Rede Madureira e Festival Madureira
Organização: Rede Madureira
A Rede Madureira reúne desde 2015 grupos culturais e empreendedores importantes da região da Grande Madureira para o desenvolvimento de programas e projetos voltados para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da região e para a implantação do Distrito Criativo de Madureira, território de economia criativa preta e suburbana do Rio. Para discutir o futuro do bairro e estratégias para o seu desenvolvimento, a Rede Madureira e a Flup idealizaram essa mesa.
PALCO CASA RUA
15h45 - 17h15 | Palco Casa Rua
SESC apresenta: Paquetá – revista das artes: entre memórias, narrativas e axé, lançamento da revista e roda de conversa com Anderson Barreto, Simone Mota e Iyá Paula de Odé
PRAÇA DAS MÃES
19h30 - 21h | Praça das Mães
Roda de samba - Canção Abençoada





