
PROGRAMAÇÃO
28 DE NOVEMBRO
VIADUTO DE MADUREIRA
16h - 17h30 | Viaduto de Madureira | Parceria | Monde En Vues
O ROSTO DA LIBERDADE NEGRA NO SÉCULO 21
Jean-Claude Barny e Deivison Faustino
Mediador: Elisiane dos Santos
Como se constrói a libertação negra hoje? Quais são seus contornos, suas estratégias e suas novas linguagens? Neste diálogo transatlântico, o cineasta Jean-Claude Barny (Guadalupe) e o pesquisador Deivison Faustino (Brasil) unem suas expertises para responder a essa pergunta urgente. Eles partem de uma análise das "pós-vidas do colonialismo", os rastros da opressão que ainda moldam nossa realidade, para investigar as lutas atuais por justiça racial. A conversa é um convite para recuperar histórias apagadas, enfrentar o racismo sistêmico e, o mais importante, forjar ferramentas concretas para imaginar futuros de empoderamento e solidariedade. Uma reflexão poderosa sobre os caminhos da liberdade, do Brasil à Europa.
17h30 - 18h30 | Viaduto de Madureira | Parceria | Instituto Cervantes e União Europeia
A ARTE CONVOCA O REENCANTAMENTO DO MUNDO
Fred Kuwornu, Laurent Léger-Adame e Jessé Andarilho
Mediação: Sthefani Borges
A arte pode nos tornar inteiros novamente? O cineasta Fred Kuwornu e o fotógrafo e documentarista Laurent Léger Adame partem dessa pergunta para uma conversa comovente sobre o poder reparador da criação. Eles exploram como o cinema e a literatura podem resgatar histórias apagadas pela violência do tempo e das instituições. Diante de traumas do passado e do presente, qual é o verdadeiro alcance da arte? Ela pode, de fato, restaurar o que foi perdido? Esta mesa é um mergulho nos limites e nas possibilidades infinitas do discurso artístico como um instrumento de reconstrução de memórias, identidades e futuros. Um diálogo sobre usar a criação como um ato de cura coletiva e reencantamento.
19h - 20h30 | Viaduto de Madureira
NAVEGANDO O AFETO: ATRÁS DE UM PORTO SEGURO
Alexis Pauline Gumbs e Jeferson Tenório
Mediação: A confirmar
Como navegar um oceano de saudades para encontrar um porto seguro? Nesta conversa, Alexis Pauline Gumbs e Jeferson Tenório tomam o leme do Atlântico Negro para contar uma nova história: uma escrita pela perspectiva negra. Eles celebram as vozes e memórias da diáspora, refletindo sobre como a errância e a perda também podem nos levar de volta para casa. Esta é uma viagem íntima de resgate. Juntos, eles fazem com que as histórias submersas ressurjam, não como fantasmas, mas como alicerces para futuros radicalmente novos. Um diálogo para quem acredita que a maior força da diáspora vem da memória tatuada no corpo.
21h - 23h30 | Viaduto de Madureira | Parceria | União Europeia, British Council e National Poetry Centre
GIRA DE CINEASTAS: O FILME COMO SEMENTE DE COMUNIDADE
Steve McQueen encontra Gabriel Martins, Safira Moreira, Dione Carlos, Grace Passô, Juliana Vicente e Patricia Kingori
Mediação: Janaína Oliveira
Em uma roda de conversa, o olhar singular do cineasta Steve McQueen se encontra com a diversidade de vozes do cinema brasileiro. O tema central é a força coletiva da imagem em movimento: como o ato de filmar pode ser um gesto de cuidado com a memória e uma ferramenta ativa para tecer comunidades? Esta não é uma palestra, mas uma gira de ideias. Uma troca sobre como as lentes podem arquivar não só o que foi, mas também ajudar a imaginar e a construir o que queremos ser, todo mundo junto.
00h - 1h30 | Viaduto de Madureira
Show
Mart'nália
Mart'nália é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira, filha de Martinho da Vila e Anália Mendonça, nascida no Rio de Janeiro. Ela iniciou sua carreira fazendo backing vocals para o pai e, a partir dos anos 90, estabeleceu-se como artista solo, tocando em bares, casas noturnas e teatros. Seu estilo mistura samba com MPB, e ela ganhou reconhecimento internacional e dois Grammys Latinos.
CUFA
14h30-16h | CUFA
O SAGRADO QUE VEM DA TERRA: OS ENCANTADOS QUE LIBERTAM
Helena Theodoro e Daniel Munduruku
Mediação: Mariano Maya
Das matas às cidades, quais são as forças espirituais que sustentam a luta pela liberdade? Neste encontro fundamental, o líder indígena Daniel Munduruku e a pensadora Helena Theodoro (referência em cultura negra e sabedoria africana) exploram as tradições que conectam negros e indígenas ao território e ao sagrado.Eles partem das cosmologias do jurema, dos caboclos e dos orixás para mostrar como essas sabedorias ancestrais não apenas moldaram o Brasil, mas são ferramentas vivas de resistência. A conversa revela uma visão de justiça e solidariedade enraizada no cuidado com a comunidade e na criatividade, oferecendo um caminho espiritual e político para a libertação.
16h30-17h30| CUFA
Small Axe - Episódio 02
Lovers Rock
Em 1980, jovens negros encontram liberdade e romance em festas caseiras de Londres.
18h-19h| CUFA
Small Axe - Debate 02
Gabriel Martins e Grace Passô
ZE ENÊ
14h-15h30| Zê êne | UFRJ na Flup
Gira Viva com Conceição Evaristo
Moderadora: Emily Almeida
Assunção Sousa, Denise Carrascosa, Fernanda Felisberto, Fernanda Miranda, Heloisa Toller, Henrique Marques Samy, Isabela Rosado Nunes, Jurema Werneck, Lívia Natália.
16h30-18h | Zê êne | UFRJ na Flup
Seminário Conceição Evaristo - PESQUISAS INAUGURAIS
Heloisa Toller e Maria Aparecida Andrade Salgueiro
Mediação: Júlio Tavares
18h-19h30| Zê êne | UFRJ na Flup
Seminário Conceição Evaristo - VOZES E GÊNERO
Henrique Samyn e Jurema Werneck
Mediação: Jucilene Braga
19h30-21h| Zê êne | UFRJ na Flup
Seminário Conceição Evaristo - A DIÁSPORA
Denise Carrascosa e Lívia Natália
Mediação: Eneida Leal Cunha





