top of page
BG SOL-E-MAR_RGB.jpg

PROGRAMAÇÃO
16 DE NOVEMBRO

11h30 | Local: Palco Ori Debate

MESA “UMA HISTÓRIA QUE NOS NEGARAM”

​Um encontro intergeracional e transatlântico com personagens que reinventaram o lugar do povo negro e trazem em seu DNA um legado de luta, resistência e realização. O bisneto de Nelson Mandela; com o único filho vivo do Almirante Negro João Cândido, Candinho; o jornalista Tiago Rogero e a historiadora Wania Sant'anna

Siyabulela Mandela, Tiago Rogero, Candinho e Wania Sant'anna 

Mediação: Nathalia Carlos

​​​

Esta mesa tem a parceira com o Instituto de Defesa da População Negra - IDPN, que traz Siyabulela Mandela ao Brasil. 

13h30 | Local: Palco Ori Debate

MESA “É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA”

É essencial incorporar práticas antirracistas, quilombolas, indígenas e comunitárias ao pensar na escola — e além dela. Afinal, para que nossa autonomia e liberdade sejam de fato libertadoras, é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Nesta mesa, queremos ouvir como as sociedades da nossa terra veem as crianças e como a prática de suas leis e saberes pode servir como farol para um futuro melhor. O projeto político-pedagógico brasileiro é verdadeiramente transformador? De qual visão de mundo partimos quando consideramos as crianças como sujeitos ativos e capazes?

 

Vanda Machado, Socorro Baniwa, Givania Silva

Mediação: Dandara Suburbana

 

15h | Local: Palco Ori Debate

MESA “DEUS TAMBÉM PRECISA SER DESCOLONIZADO”

Os colonizadores sempre andaram de mãos dadas com um deus, na maioria das vezes cristão. Ainda que apresentado como amoroso e acolhedor, esse Deus jamais reconheceu a humanidade de quem adorava outros deuses ou de quem não os tinha.  Guerras dizimaram povos, pecadores alimentaram fogueiras, mulheres foram satanizadas - tudo em nome de um Deus branco e de olhos azuis. Qual seria o lugar das religiões neste momento em que parece tão fundamental descolonizar os corações e mentes para quem vivem abaixo da linha do Equador?

 

Abena Busia e Nadia Yala Kisukidi

Mediação: Olivette Otele

​​

16h30 | Local:  Palco Atlântica

SARAU BEATRIZ NASCIMENTO

A poesia é um espaço de quilombo para Beatriz Nascimento. Para além de um território "remanescente", a criação poética leva à fuga e à libertação, preenche um espaço vazio da narrativa oficial, é território negro e político.

 

Menino Jazz e Nilo Ybyra

17h | Local: Palco Ori Música

DIÁRIO DO RETORNO AO PAÍS NATAL, de Aimé Césaire

“Maior monumento lírico do seu tempo”, disse André Breton sobre o poema com o qual o martinicano Aimé Césaire iniciaria a carreira que faria dele senão o maior, um dos maiores poetas negros da História. A epopeia espiritual de Diário de Retorno ao País Natal ganha uma extraordinária atualidade com a voz, o corpo e a movimentação cênica de Jacques Martial, ele próprio um dos protagonistas da grande crise migratória narrada no poema de Césaire.

JACQUES MARTIAL

​​

18h30 | Local: Palco Ori Debate

Ciclo Aquilombamentos

MESA "QUILOMBISMO"

Seja pela reinvenção de um caminho afro-brasileiro pela perspectiva histórica ou no simbolismo de corpos em movimento, ser quilombo ou quilombista significa o negro visto por ele mesmo, andando de mãos dadas com as noções de dignidade e libertação que buscamos. A homenageada da festa, Beatriz Nascimento, se une a Abdias Nascimento, cujo 110º aniversário também celebramos de forma singela.

Molefi Kete Asante, Kabengele Munanga e Vilma Reis

Mediação: Katiúscia Ribeiro

​​

20h | Local: Palco Atlântica

SARAU BEATRIZ NASCIMENTO

A poesia é um espaço de quilombo para Beatriz Nascimento. Para além de um território "remanescente", a criação poética leva à fuga e à libertação, preenche um espaço vazio da narrativa oficial, é território negro e político.

Tom Grito e Xiatitia

20h30 | Local: Palco Ori Debate

MESA “NOTÍCIAS POÉTICAS ENTRE BRASIL E ANGOLA”

A história do Brasil foi profundamente marcada pela conexão Luanda, Lisboa e Rio de Janeiro, particularmente no período em que o Cais do Valongo se tornou o maior porto escravagista da história do mundo. Foi ao refazê-la que a historiadora Beatriz Nascimento se descobriu uma mulher atlântica e amadureceu sua compreensão de que quilombo é todo e qualquer lugar em que o povo preto se encontre. Tentemos nos entender como povo a partir das reflexões propostas por Tiganá, Leda e Kalaf, que acabam de retornar do colo da Mãe África.

Tiganá Santana, Leda Maria Martins e Kalaf Epalanga

Mediação: Ana Paula Lisboa

22h30 | Local: Palco Ori Música

SHOW FABIANA COZZA

Cantora, compositora, com mais de duas décadas de carreira ela traz o samba como catalisador de suas canções, reverenciando as ancestralidades afro-brasileiras e afro-cubanas com seu timbre único e definitivamente fazendo a Gira girar!

​​

23H45| Local: Palco Ori Música

DJ Kalaf Epalanga

00H15 | Local: Palco Ori Música

RODAS DE SAMBA

MOÇA PROSA

​A primeira  roda de samba inteiramente produzida, idealizada, construída e tocada por mãos femininas, resgatando as memórias das mulheres que contribuíram e ainda contribuem para nossa cultura.

CASA DOS PROCESSOS FORMATIVOS

11h | Local: Casa de Luzia

Contação de história do livro É Pretinha (Rubra, 2024) e autógrafos com as autoras

O livro-disco, escrito por Marina Iris e Manu da Cuíca, ilustrado por Tétiiz e produzido por Ana Costa, joga luz às experiências sensoriais e afetivas de sua protagonista, a personagem Flor de Maria, de 4 anos de idade. O contexto é uma roda de samba em sua casa.

15h | Local: Casa de Luzia

MALÊ NA FLUP

Exibição de Vovó Tatá

Seguida de conversa com Estevão Ribeiro, Pedro Poscidônio, Clélia Bessa e Elisa Lucinda.

​​​​​​

16h30 | Local: Casa de Luzia

MALÊ NA FLUP

Sessão de autógrafos: Gênios da Nossa Gente e Rê Tinta com Estevão Ribeiro, Eliana Alves Cruz e Elisa Lucinda.

17h | Local: Casa de Luzia

Lançamento do livro "Laroyê: cartas para Exu" 

Resultado do processo formativo da Flup "Escrever com Axé"

18h20 | Local: Casa de Luzia

Cortejo Baque Mulher

Cortejo Baque Mulher | Da Rua Joaquim Silva à Casa de Luzia

19h | Local: Casa de Luzia

SARAU PARA EXU

Sarau para Exu a partir dos textos do livro "Laroyê: cartas para Exu" 

Imagem ilustrativa de uma sereia
Imagem ilustrativa de uma borboleta
Imagem ilustrativa de uma flor
Imagem ilustrativa de uma lança
Imagem ilustrativa de uma concha
Imagem ilustrativa de uma flor
FLUP 2025_MARCAS_30set_RGB_v17.png
bottom of page